Grãozinhos De Areia

sábado, outubro 21, 2006

Ranking das Escolas

Hoje lá saiu o ranking dos exames nacionais feitos este ano lectivo, nãp fiquei surpreendida, no entanto estes resultado são um pouco estranhos, mas lá está....................é a média.
Ora o Colégio São João de Brito, no Lumiar é o melhor em Lisboa, tem duas disciplinas com 17 o resto é tudo 12 e 11, o colégio Manuel Bernardes(sexto lugar) no Lumiar e a Academia Musical de Santa Cecília(15lugar) na Ameixoeira rondam a média dos 14, mas nuncam baixam dos 12.
Ora logo aqui podemos ver que a média do primeiro é a melhor, mas os outros dois têm notas nas disciplinas muito melhores.
Depois por um filho no Colégio São João de Brito é grupe, é preciso estar inscrito quando a criança ainda está dentro da barriga de mãe e os pais têm que ter frequentado o mesmo, ou então ter um familiar padre..........................as notas não contam nada, logo aqui é um pouco estranho. No Manuel Bernardes e na Academia de Santa Cecilia é necessário a elaboração de exames apartir do 4ºano para poder lá ingressar.
Pois é, nós aqui por casa estamos a ponderar em qual destes dois último havemos de por a nossa filhota, pois as escolas públicas aqui da zona estão entre os 200 e 300.
E uma boa Educação é uma garantia para o futuro.
O único senão são os 500 e tal euros que saem do bolso mensalmente, mas nós pais fazemos um esforço pela a nossa filhota....................mas e quem não pode??????????????
O que faz????????????
Nota: Afinal saiu no "Diário de Notícias" que o Colégio São João de Brito ficou em 1º, a Academia Musical de Santa Cecilia em 2º e o Colégio Manuel Bernardes em 12º.
O que faço, alguém tem noção do que deva fazer?????????? Acho que vou optar pela Academia.

16 Comments:

Blogger Carlos C said...

Com que então querias ser "gente fina" e ter filhos nos colégios "upa upa" ?
Nesses colégios as boas notas dos filhos são pagas com as "boas notas" dos pais, com ou sem pedigree.
Nós fazemos parte do "povo" e "povo" que se preza tem filhos a estudar na rede pública com direito a dizer mal da ministra.

Vim agora do blog da Claúdia, onde também falei (bem) de ti, e deixei lá isto (para as duas) da baixinha da Nelly Furtado ....

It is the passion flowing right on through your veins
And it's the feeling that you're oh so glad you came
It is the moment you remember you're alive
It is the air you breathe, the element, the fire
It is that flower that you took the time to smell
It is the power that you know you got as well
It is the fear inside that you can overcome
This is the orchestra, the rhythm and the drum

Com uma força, com uma força
Com uma força que ninguém pode parar
Com uma força, com uma força
Com uma fome que ninguém pode matar

...........

21/10/06 22:28  
Blogger BiChOs Do MaTo said...

Carlos
Tu pareces aquela do ovo e da galinha, afinal vieste de qual primeiro, do meu ou do dela????????Aqui diz que foste lá, lá diz que vieste daqui.........lollllllllll
Além disso pessoa integra, responsavel e honesta só fala bem de mim....lolllll
Em relação à força........que remédio.......tem que ser nem que seja à força.........
beijocas grandes que vou dormir.....
Lara

21/10/06 23:47  
Blogger Carlos C said...

Isto pode parecere a maria josé Nogueira Pinto e o Paulo Portas com o ping-pong do "eu sei que voçê sabe que eu sei que voçê sabe ..." mas é verdade.
Tinha estado no teu blog "areia da praia" onde deixei comentário para a "bolinha de bilhar" (22:06), depois fui ver o blog da Claudia e deixei o comentário (22:18) e depois vi o post novo neste blog e deixei comentário (22:28) e tudo isto para dizer:
Olha lá a miuda, perdeu o cabelito mas não perdeu a loirice ... hehehehe

Bons sonhos e até amanhã

22/10/06 00:03  
Blogger BiChOs Do MaTo said...

Lolllllllllllll e tu ainda te dás ao trabalho de explicar, eu estava a brincar.lollllll
beijocas
Lara

22/10/06 11:12  
Blogger Carlos C said...

Inicio de explicação:
Se eu não explicasse não podia dizer:
"Olha lá a miuda, perdeu o cabelito mas não perdeu a loirice ..."
E estou outra vez a explicar, mas eu para as loiras explico sempre tudo, é melhor assim ....
Fim de explicação !!!!!!

E agora adiante e vamos ao assunto do post.
Não te posso ajudar na escolha porque não conheço nenhum dos colégios, mas se fosse com as minhas filhas escolhia aquele que lhes desse mais liberdade de descobrir, de inventar, de desenvolver as suas capacidades sem ser por metodos de ensino que "formatem" as crianças, para usar uma linguagem informática.
Acima de tudo quero ter filhas que no futuro sejam boas pessoas, saibam viver com os outros, sejam justas e equilibradas, sejam "mentes abertas" e escolham profissões que gostem e tenham aptidão. Se a par disto tambem forem boas estudantes isso será óptimo para elas, mas não é o objectivo principal na sua preparação para adultas.

22/10/06 12:52  
Anonymous Anónimo said...

Li o post e os comentários como costumo quando visito um blogue.
Gostei de todos mas tenho de referenciar o 3º comentário de Carlos C.
De tudo o que se tem dito sobre o Ensino, a Ministra, os Professores ou o Estatuto da Carreira Docente, ele consegue, num breve comentário, enunciar o mais importante, aquilo em que ninguém fala: o que queremos do Ensino ou da Educação. Enquanto esse objectivo não for definido claramente não encontraremos os métodos nem os processos para lá chegarmos. É por falta de objectivos dignos que a Escola Portuguesa está como está. E desculpem-me se escandalizo alguém mas, neste aspecto, não há diferenças entre o Público e o Privado!

22/10/06 14:37  
Blogger BiChOs Do MaTo said...

Para os pais que saem de casa às 7h00 da manhã e que chegam por vezes depois das 18horas, onde deixar os filhos, numa escola publica, em que depois das actividades curriculares ficam á merc~e deles próprios????
Não eu prefiro saber que pago a alguém para que cuide pessoalmente da minha filha e que além disso a incentive e ajude na escola, ou seja que faça a continuação do trabalho que é feito em casa, por todas estas razões ela irá um particular.
Não esquecendo nunca que ela também terá o seu tempo para descobrir, inventar e fazer tudo o que uma criança da idade dela faz.
Eu sou Educadora e acima de tudo sei que aliado a uma boa aprendizagem escolar, as vivências da vida ajudam-nos a crescer ainda mais e nunca tirarei isso á minha filha.
Incentiva-la-ei a experienciar tudo o que ela possa.

22/10/06 17:49  
Blogger Fresquinha said...

Alívio é o que sinto. Tiveste desaparecida, rapariga ! E já não me visitas ??? Já te mandei o link do jarro, que me pediste. Beijo

22/10/06 22:17  
Blogger Carlos C said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

22/10/06 23:48  
Blogger Carlos C said...

Lara,
Concordo contigo a 100 % em matéria de segurança, acompanhamento e controle dos tempos livres. A rede pública não tem respostas para isso, e obriga os pais a inventar (quando conseguem) esquemas alternativos.
É claro que a rede privada tem vantagens sobre a pública, e a qualidade de ensino em muitos casos é melhor.
E acho bem que tu e o Pedro procurem na vossa zona e segundo as condicionantes que têm, a melhor solução para a Sofia do sorriso bonito, para quem mando agora um beijinho.

E para os pais da Sofia "aquele abraço".

22/10/06 23:56  
Anonymous Anónimo said...

olá
grãozinho do meu coração olha as filhotas são o que temos de mais importante na vida por isso eu 'tava pra te dar aqui uma dica mas pensei melhor e tenho a certeza de que a única pessoa que sabe o que vai e deve fazer és tu e tu mesma não vale a pena delegares em ninguém e quando tomares a tua atitude vais ver que é a mais certa e a mais correcta porque se não formos nós quem é que o fará por nós claro que ninguém
boa semana
xi
herc

23/10/06 05:39  
Blogger Sousas said...

Desde há duas semanas que o teu blog é paragem obrigatoria. simplesmente porque acho que és uma mulher com M grande.
dá uma olhadela no meu blog em construçao tenho uma surpresa para ti.
http://existeumaestrela.blogspot.com/
Elsa

23/10/06 19:11  
Blogger Fresquinha said...

Na Academia só te dão música :-)

23/10/06 23:27  
Blogger Mimi said...

Olá Lara!

Olha, pelo que sei e creio que deve continuar assim, conseguir inscrição no Colégio S. João de Brito não é nada fácil. Por acaso andei na Escola de Música de Sta. Cecília e gostei muito, naquela altura tinha imensas actividades, música, é claro, aulas de Inglês, etc. Mas antes de terminar a Primária, os meus pais decidiram colocar-me numa escola pública, achavam que o ensino poderia ser melhor...

Beijocas grandes

25/10/06 11:03  
Blogger Qualidade nas Escolas said...

Segundo a Ministra de Educação Drª Maria de Lurdes Rodrigues, as escolas são muito mais do que exames do secundário, têm uma enorme complexidade e riqueza e devem ser avaliadas sobretudo pela capacidade de liderança e de organização.
Realmente o facto das escolas serem apenas avaliadas como as "melhores" só pelos resultados dos exames nacionais é muito redutor, sendo que exclui automaticamente outras variáveis como a gestão escolar, liderança, a origem sócio-económica dos alunos, etc.
Esperemos que com a grande adesão das escolas a metodologias de avaliação como a CAF, o ranking de escolas através das notas dos exames nacionais termine ou então que este ranking tenha em consideração outras variáveis acima referidas....

29/10/06 14:28  
Anonymous Anónimo said...

Relativamente à Academia de Música de Santa Cecília li neste 'blog' o seguinte comentário :"As boas notas dos filhos são pagas com as 'boas notas' dos pais, com ou sem pedigree".
O trocadilho até tem alguma graça, mas não retrata, de facto, a realidade desta escola.
Tenho 2 filhos a estudar na AMSC.
Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, com um excelente corpo docente e onde uma boa parte dos pais faz sacrifícios (leia-se, sabem definir prioridades) para lá poderem ter os filhos a estudar.
Para que conste, as notas dos alunos são conseguidas com muito trabalho e muito estudo, processo esse em que a grande maioria dos pais participa activamente.
Trata-se tudo de uma questão de disciplina:
- por parte das crianças, que com a ajuda dos pais e da escola aprendem a conciliar o lazer com o estudo, sem que uma destas componentes seja afectada;
-por parte dos pais, que abdicam de determinadas coisas, ou se abstêm de fazer outras, em favor de proporcionarem aos filhos uma boa educação.
Como pai e considerando as experiências que me foram proporcionadas nestes últimos anos, recomendo sem qualquer tipo de dúvida a AMSC.

1/11/08 18:36  

Enviar um comentário

<< Home