Grãozinhos De Areia

sábado, maio 13, 2006

Finalmente em Casa!


Que bom estou em casa.
Hoje tive alta pelas 10h30, liguei logo para o Pedro me ir buscar, foi tão bom, foi o vencer de mais um capítulo, deste meu livro.
No dia que fiquei internada, estive bem, deram-me um calmante para dormir tranquila.
Pelas 6 horas da manhã já estava acordada, era a primeira cirurgia e tinha que tomar uma banhoca e ser preparada. Tomei mais um calmante, vesti uma camisa da Maternidade, umas meias brancas de descanso e puseram-me a soro (doeu um bocadito), ali fiquei, deitada na maca á espera da hora marcada. Não posso mentir, eu estava tranquila, mas com receio. Eu iria perder o que até à pouco tempo me fazia perder horas a olhar para o espelho, o meu peito direito.
Pouco tempo depois vem a enfermeira que me diz, vamos está na hora, ali me levaram, via as portas abrirem-se e pela última vez vi o Pedro, ele disse-me «amo-te para sempre e estou aqui sempre contigo».
Entrei no bloco operatório, vi uma imensa panóplia de médicos e enfermeiros, levaram-me à sala onde minutos seguintes adormeci. A última coisa que me lembro foi de alguém me tapar eu estava a tremer de frio, deram-me a anestesia e acho que nem um segundo aguentei.
Esperavamos 3 a 4 horas de operação, às 10h ja estava na sala de recobro.
Quando acordei estava tão agoniada, tinha a tensão a 7/4, estava branca como a neve, a minha irmã pediu um chá e bolachas e surpresa das surpresas, comi e bebi tudo, estava esfomeada. No entanto, assim estive todo o dia sem me poder levantar, agoniada e sempre com a tensão muito baixa e próxima.
No dia seguinte levantei-me, novamente às 6 horas e estive um pouco sentada na cama, estava atordoada.
Assim se passaram os meus dias, a minha irma que é enfermeira, foi incansável, todos estes dias, esteve sempre a meu lado, chegava perto das 8h3o e ali ficava comigo, até ás 20h. Foi ela que me deu banho, que me vestiu, que me penteou, que me passou creme, que me fez tudo, como se eu fosse uma criança, nunca lhe poderei agradecer.
Foi uma fase que passou e hoje, dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 Maio, eu tive alta.
O meu médico, que sempre me apoiou desde a primeira consulta, que me operou, que sempre me tranquilizou, foi um querido, sempre paciente, sempre carinhoso, ajudou-me a despir de manhã, mandou-me deitar e depois de tirar os drenos (doeu também um bocadinho, mas eu fui forte e aguentei) desinfectou-me e voltou a tapar tudo. Apenas consigo ver que me falta o peito, mas a cicatriz fica para daqui a uns dias. Cada coisa no seu lugar e no seu dia, hoje talvez ainda não fosse aconselhado eu ver, é melhor assim.
Mas ele ajudou-me a vestir o meu soutiãn, moldou-me com uma embalagem nova de algodão, uma nova maminha de algodão, colocou-a com todo o amor dentro do soutiãn e eu vesti a mesma camisa de alças que pensei nunca mais poder vestir.
Estou tranquila, sinto apenas todos os meus músculos que rodeiam o meu peito muito tensos e duros e agora só com a fisioterapia ficarei bem, daqui a 1 mês estarei como nova. Toda a parte que rodeia agora a área operada está dormente, não consigo sentir a minha axila direita, não tem qualquer sensibilidade, mas é mais uma fase passageira.
Aqui estou bem e tranquila, preparada para a próxima etapa, a minha mama foi para análise e mal se saiba o resultado da patologia que eu sofria, iniciarei a quimioterapia adequada ao que tenho.
Um grande beijinhos a todos que comigo se preocupram e que muitos mails me mandaram, sem vocês todos a vida não tem sentido, porque o principal de tudo isto é termos AMIGOS e sentirmos que não estamos sós. Que por dentro continuamos a ser o que eramos e que quem nos rodeia nos ama com a mesma força de outrora.

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lara,
Fiquei muito contente com as noticias, tu tens força, vê-se no que escreves, e tens uma abertura para esta janela indiscreta que é a blogosfera que é admirável.
Pelo que disseste tens tido uma resposta óptima à cirugia, cuidado é com os movimentos do braço, mas isso já deves ter ouvido muitas vezes.
Sem querer ser sabichão, não te esqueças que "cada caso é um caso" e essa foi uma primeira batalha de outras.

E agora, força para ir à luta e enfrentar a próxima etapa.

13/5/06 23:13  
Blogger Serenity said...

Olá Lara!
Que bom é saber que já estas em casa, e que estas com toda essa força para seguires em frente. Apesar de estares no principio de uma guerra, a primeira batalha esta ganha e o resto vai ser “canja”, pois tens a força que vem não se sabe de onde mas que nos faz vencer tudo e todos. Virei aqui sempre que possa para saber como vão as coisas.
Desejo-te tudo de bom, para ti e para todos os teus “grãozinhos”.
Beijinhos e vai em frente.

14/5/06 00:12  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei contente por saber que tudo correu bem.
Espero que recuperes rápidamente, para arranjares mais forças para continuares.

14/5/06 02:17  
Anonymous Anónimo said...

Um bom início de luta , de perseverança, de esperança de fé,
e de amor, no seio da tua família.
Ah!...agora vai ser o mimo... e que bom que é!
Parabéns pelo dia 13 de Maio... agora é só o 14, 15...16...17....
Felicidades e força.
Quer Deus te guarde.

14/5/06 09:13  
Anonymous Anónimo said...

Benvinda novamente à nossa companhia
e está proibida de voltar a abalar
ficámos com saudades
e mais uma vez BOA SORTE

14/5/06 09:21  
Blogger SaoAlvesC said...

Parabéns Lara, :))
Uma etapa já está, força agora para as que virão.
Podes contar sempre com estes grãozinhos de areia para torcer por ti aqui deste lado que me parece cada vez menos virtual.
Gostei de ver o teu sorriso, de ler a tua coragem. Temos Mulher, e garantidamente mais inteira que nunca!

Um beijo no coração.

14/5/06 12:44  
Blogger Gotinha said...

Muita força, minha linda!

14/5/06 12:47  
Blogger de Matos said...

Força ai, eu infelizmente tambem conheço essas salas, nao pelos mesmos motivos que tu, mas ja passei umas 5 vezes pelo mesmo, por isso sei o quanto dificil é, e o que sentes. so tenho uma coisa para te dizer, nao desanimes nunca, porque a vida sao 2 dias, e um deles é passado a vê-lo passar, e o outro a lamentarmo-nos por nao termos feito nada no dia anterior, por isso coragem, a vida continua, e tens aqui mais um amigo ;).
beijos e boas melhoras

14/5/06 12:56  
Blogger Alentejano said...

Ainda bem que tudo correu pelo melhor.... Agora é olhar em frente... Força... Beijinhos.

14/5/06 16:03  
Anonymous Anónimo said...

Lara,

Vou-te conhecendo e admirando aos poucos. E é aos poucos que vences grandes batalhas. Com essa força que tens, é muito caminho andado.Que sejas um exemplo para todos nós. Sim. Todos nós (homens incluídos) estamos sujeitos a caminhos muito difíceis e, se não fosse o teu testemunho e de tantos outros, desmorecíamos com mais facilidade. Mas lembra-te que nem todos os dias terás as forças que nos mostras. Mas até isso está certo. Faz parte da nossa natureza. E é nessas alturas em especial, que deverás abrir este blog e sentir que há uma data de gente a torcer para que no dia seguinte voltes a sorrir.

14/5/06 22:07  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei muito feliz com as tuas noticias! um grande beijinho carregado de força!

14/5/06 22:16  
Anonymous Anónimo said...

Força.

15/5/06 10:18  
Blogger Grilinha said...

Gostei muito de ver a tua foto e és uma mulher linda.
Por dentro crescente ainda mais com esta fase menos boa da vida.
Volto outro dia para acompanhar o evoluir do teu progresso positivo e ao seguir em frente com muita vida ara viver.
Um beijinho

15/5/06 20:41  
Blogger Uxka said...

Um grande beijinho.

16/5/06 00:53  
Anonymous Anónimo said...

Lara,
No dia 18 a minha sobrinha Susana é internada no IPO no Porto.
Tem 23 anos, é linda, assim, tão linda por fora e por dentro como tu :-)
Faz anos no dia 21.
Levo-lhe de presente de aniversário mais uma coisa linda que te roubo (desculpas-me, que eu sei!) esse teu sorriso lindíssimo!
Só queria dizer-te o quanto vocês são verdadeiramente ADMIRÁVEIS!
Seria um zilião e um beijos que te dava, mas, como te roubo um, deixo um zilião a abarrotar de tudo de bom!
Cris

16/5/06 01:54  
Anonymous Anónimo said...

Que bom que tudo correu pelo melhor! :) Agora vem uma nova etapa da tua vida, que ela corra o melhor possível! :) Acredita sempre!! Muita força!!

16/5/06 19:40  
Anonymous Anónimo said...

¡Hola!

He leido tu blog y encuentro que es precioso, así como seguro que lo eres tú. Creo que si tú pones tus fuerzas y tu corazón en tu rápida recuperación, volverás a ser la misma de siempre en poco tiempo. Lo sé, pues lo mismo lo sucedió a mi tía y te aseguro que está divinamente.

Un beso y ¡Sigue adelante! Que la vida es bella.

22/5/06 08:10  
Anonymous Anónimo said...

A tua força inspira.

Espero que a nuvem negra dissipe.

Susana Silva

22/5/06 10:04  
Anonymous Anónimo said...

As grandes pessoas medem-se pela capacidade incrível de darem à Vida o sentido que ela merece. Muita alegria, força e muita e muita Fé.

Beijnho
Teresa Gomes

22/5/06 16:54  

Enviar um comentário

<< Home