Grãozinhos De Areia

domingo, outubro 29, 2006

Cancro da mama, aumenta cada vez mais em Portugal

O Cancro com maior taxa de incidência em Portugal, é o da mama. Anualmente surgem no nosso país cerca de 4.500 novos casos. Uma doença que está a aumentar de ano para ano, inclusive entre o sexo masculino.

É um dado assustador o facto de 1.500 mulheres em Portugal morrerem todos os anos vitimas por esta doença: a principal causa de morte nas mulheres lusas!
Não há, por enquanto, conhecimento seguro no que respeita a factores de risco para o cancro da mama. A hereditariedade e os estilos de vida não saudáveis, como o consumo de tabaco, álcool, drogas, maus hábitos alimentares e o sedentarismo, contribuem de forma decisiva para o seu aparecimento.
Mulheres que tenham familiares directos com cancro da mama têm uma maior probabilidade de virem a sofrer desta doença. in: revista flash, 25 a 31 Outubro de 2006

Não tenhas medo e não feches os olhos, sempre que notares algo de diferente, corre para o médico e não hesites, mesmo que nada seja, não te esqueças que a vida é tua, luta por ela.
grãozinhos de areia

8 Comments:

Blogger Carlos C said...

Lara,
Tocaste num assunto importante de divulgar, o cancro da mama no homem, que é diferente do da mulher, e cuja taxa de sucesso de cura é mais baixa.
Ainda há uma grande precentagem de pessoas que desconhece este tipo de cancro e que pensa que o homem está livre de ter cancro da mama.
a ignorância sobre o cancro da mama no homem contribui para que seja bastante mortifero porque é raro um homem fazer o auto-exame por apalpação e a consequente detecção precoce do cancro.

Desejo-te um dia 31 "levezinho", que consigas fazer o tratamento "com uma perna às costas", e que corra tudo o melhor possivel.

Beijinhos para as meninas e abraço para o Pedro.

30/10/06 11:39  
Blogger GE said...

Eu sou um pouco assim, corro para os médicos quando tenho algum sintoma, mas acho que por vezes eles não nos levam muito serio, dizem: isso não é nada....

BJinhos e força

30/10/06 13:03  
Blogger Tesuras said...

Oi linda,

Tem que se falar mais sobre o cancro, batalhar mais sobre a doença. Levar todas as informações sobre a doença ao maior número de pessoas possível. Temos que deixar de ser como a Avestruz. As pessoas sempre que ouvem falar do cancro agem como a Avestruz, enfiam a cabeça na areia pois não querem saber. Parece que ao saberem mais sobre a doença, ou lidar com pessoas com a doença pode atrair a mesma. Temos que acabar com esta mentalidade e fazer com que as pessoas se preocupem mais com elas para que façam exames de despiste o mais breve possível, assim como faze-los numa base regular.

Beijos

Tesuras.

30/10/06 16:43  
Blogger bebias said...

Lara, é só para tlhe dar um grande beijinho para o dia de amanhã, e que todos nós estamos a torcer por si.
Um grande beijinho
(já só faltam 2, yesssss!!)

30/10/06 18:03  
Blogger BiChOs Do MaTo said...

anita, carlos, bebias
obrigado depois só faltam 1.
amanhã vou encontrar a Cláudia, vamos fazer juntas, acho que atá na mesma sala, já viram a coincidência.

ge e tesuras
sempre....sempre falarei e incentivarei todas as pessoas à minha volta a irem ao médico...sempre. Encerem o cancro de frente, só assim a taxa pode começar a baixar.

beijocas grandes para todos
Lara

30/10/06 18:34  
Anonymous Anónimo said...

beijinho grande
herc

30/10/06 22:14  
Blogger de Matos said...

Nem mais, ate porque 90% dos casos, quando diagnosticados a tempo, têm cura...

bjs e boa semana :)

30/10/06 23:17  
Blogger Unknown said...

As pessoas ainda continuam a acreditar que só acontece aos outros, é por isso que se desleixam com os exames...

31/10/06 00:07  

Enviar um comentário

<< Home