Grãozinhos De Areia

terça-feira, outubro 24, 2006

Nova Cura para o Cancro e melhores rastreios

Começo por falar do rastreio, eu já tinha ouvido falar através do especialista que manuseia este tipo de máquinas, mas na altura que ele me falou, já eu tinha sido operada e no meu caso eu acabava por ter que tirar tudo, ou seja não me serviria, mas possas serve para alguém.
no Hospital Garcia da Horta está a ser usado um aparelho que se chama "PET MAMOGRAFIA".
Este exame dura cerca de 5 minutos, em que é injectado no sangue do paciente um composto de glicose (como as células cancerígenas consomem mais açúcar para se multiplicarem, o tumor maligno não fixa assim a glicose, ela é consumida imediatamente).
Depois o doente é deitado numa maca e à sua volta rodam duas placas em várias direcções, neste caso à volta da mama e vão captando uma radiação que emite um sinal, esse sinal começa a ser filtrado, e caso haja um tumor a imagem é captada através de computador.
Este aparelho consegue detectar tumores com 1 ou 2 mm, ou seja cedicimo, visto o meu estar com 1,5cm*1,8cm e dizerem que foi detectado em estado precoce.
Agora a melhor parte, ou a pior é que este aparelho já existe há vários anos, mas ninguém tinha ainda pegado na ideia, estava à espera de um financiamento, finalmente aprovado por um consórcio português, no entanto custará ao estado português a quantia de 1300euros por exame.
mais em: Jornal Expresso 14 Outubro de 2006, pág 16.

Em relação á nova cura para o Cancro sem cirúrgica, "Médicos ingleses desenvolvem terapia de ultrasons com taxa de sucesso de 80%, eliminando assim os tumores sem qualquer cirurgia ou internamento".

E já agora em relação ao assunto da administração da medicação pelas farmácias a doente com cancro, sida, etc...

9 Comments:

Blogger GE said...

Nós pagamos tantos impostos, é bastante injusto não porem uma maquina dessa a funcionar por causa de um financiamento. Enfim, são daquelas coisas com que havemos de lutar toda a nossa vida.

Bjinhos

24/10/06 10:34  
Blogger SaoAlvesC said...

Que xatice, tanto dinheiro, e depois como é que os nossos políticos viajam, e andam de BMW?

Olha, desculpa lá mas só me apetece gritar bem alto: país de merda o nosso!

Enfim, mais uns anos de espera e até pode ser que com sorte cá chegue alguma destas coisas. Entretanto, para alguns obviamente não será problema ir rapidamente até ao St. Mary's Hospital...

Tou meio azeda hoje. Beijos e saúde!

24/10/06 12:42  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que a Medicina está cada vez mais avançada...

24/10/06 15:48  
Blogger Carlos C said...

Lara,
Boa tarde.
Como o post foca três assuntos relacionados com cancro, vou dividr em três o meu comentário:

1 - A técnica agora apresentada e designada por PET, está a dar os primeiros passos de utilização generalizada e por isso é natural que ainda falte acertar algumas agulhas acerca da utilização, no aspecto financeiro e de prioridade de acessos.
Se a mesma se revelar tão boa como parece ser, acredito que passe a existir mais centros com capacidade para a executar, e a produção de mais equipamentos e a internacionalização vai fazer diminuir os custos de produção, por isso o numero avançado de custo por exame (1300€) também irá baixar.
Por outro lado e numa perspectiva de finanças do Ministério da Saúde o Estado ao investir em exames deste tipo por muito caros que possam ser, está a racionalizar os custos com a saúde e poupa muito dinheiro com o ataque precoce ao cancro, mais fácil e barato e gastando menos recursos dos hospitais.
E não posso deixar de referir que a PET o que trás de melhor não é a racionalização e poupança de recursos, o melhor no meio disto tudo é o aumento da taxa de sucesso de curas para o cancro, e isso não há dinheiro que pague.

2 - Nova forma de tratar o cancro com ultrasons, parece ser mais um caminho a seguir, mas não quero "embandeirar em arco" e lançar foguetes antes de termos a certeza que os estudos realizados se confirmam na prática.

3 - Administração na farmácia de medicamentos .....
Isso foi mais uma "diarreia mental" de alguém que não tem mais nada para dizer e quer dizer qualquer coisa a todo o custo.
Quimio nas farmácias ?
Porque é que o Sr. que se diz Ministro da Saúde não vai exercer o se cargo para as Berlengas ou Ilhas desertas, lá não há TV, nem rádio, e o principal, não há ninguem por isso pode dizer as maiopres bacuradas que as gaivotas não entendem a lingua Portuguesa.

E a prosa vai longa, fico por aqui.

Beijinhos as meninas e abraço ao Pedro.

24/10/06 16:53  
Blogger BiChOs Do MaTo said...

Carlos
eu gostava de me ver num escritorio de uma farmácia, agarrada ás quimios!!!! E se acontece alguma coisa??? Onde está o Oncologista para nos salvar, como eu já assisti em pleno tratamento um senhor quase a ir-se!!!!
Eu até percebo a cabeça de quem inventou isto, de certo quando está doente, a primeira coisa que lhe ocorre é ir logo a correr para o centro de saúde ou para as urgências do Hospital mais próximo!!!!!!!
Rico/Ministro faz tratamento em clínicas ou então fazem como um "senhor conhecido" que lá anda a fazer quimio comigo.
Quando chega tem direito a tratamento vip, o médico vai logo ter com ele, espera na sala dos enfermeiros e logo que há um lugar para ele passa à frente de toda a gente, ou então quando tem consulta, espera no gabinete de um médico que esteja ausente.
Pois é e aqui o Zé Povinho fica horas à espera para fazer a bela da quimio (eu já esperei 5 horas).

24/10/06 18:40  
Blogger Fresquinha said...

Às vezes falta-me uma varinha mágica. Beijo

24/10/06 23:17  
Blogger Owen Right do Campo da Torre said...

importante para os médicos investirem no progresso mais cedo ou mais tarde já se sabe que tudo se resolve só tens de acreditar, como diz o meu Mestre a uma paciente dele, menina que idade tem, ela responde 58. ele acaba sorridente, "é muito nova para morrer, não se preocupe com isso" :)até já

25/10/06 17:59  
Blogger Tesuras said...

Oi Linda,

Vim só dizer olá. Espero que esteja tudo bem com a minha guerreira favorita.

Beijinhos Grandes,

Tesuras

25/10/06 18:24  
Blogger Fresquinha said...

Já passaste lá na minha casota ? Já escreveste a tua carta de amor ? Podes fazê-lo em verso, em prosa, (cantado é que não).

25/10/06 18:45  

Enviar um comentário

<< Home